Experiência de vida

Há uma história por trás de cada pessoa, pensamentos por trás das suas expressões, emoções por trás do seu sentir e uma alma sob a sua pele.

Cada um de nós, ao longo deste caminho que é a vida, atravessa momentos e vive experiências.

Tudo aquilo que acontece, de alguma forma, influencia a nossa experiência e a nossa forma de sentir, às vezes intensamente e outras apenas superficialmente, às vezes conscientemente e outras sem nos percebermos.

Por isso, quando observa alguém e pensa que tem um comportamento inesperado ou inexplicável, pergunto: para que serve dar a sua interpretação ou o seu sentido?
Você apenas o entenderá segundo a sua visão, que não é mais do que aquela que se compõe das suas experiências e vivências.

Mas, o que você sabe realmente sobre o outro?
O que você sabe sobre a sua forma de sentir?
Quase nada!
Cada pessoa tem a sua história e mostra sensibilidade em relação a alguns aspectos mais do que com outros; como você ou como eu…
Se para si é fácil ou simples enfrentar certa situação ou se expressar de determinada forma, não significa que para o outro também tenha que ser assim…
É normal sentir que se você estivesse na situação de outra pessoa faria as coisas de forma diferente…
Acontece que você não é essa outra pessoa, nem viveu a sua vida…
É preciso olhar para além do óbvio, da sua superfície e ter em consideração que cada pessoa tem a sua história; um conjunto de experiências, sentimentos, emoções, encontros, de variáveis biológicas e pessoais, às quais é preciso somar o poder da situação, do contexto…
Julgar à cegas, à deriva, não serve de nada.
Não somos ninguém para fazê-lo.

“Há uma história por trás de cada pessoa.
Há uma razão pela qual são como são.
Pense nisso antes de julgar alguém”

Comentários